quarta-feira, 31 de outubro de 2012

SERMÕES QUE ATRAPALHAM O CULTO

SERMÕES QUE ATRAPALHAM O CULTO

Você sabia que alguns sermões têm a capacidade de atrapalhar o culto? Isto mesmo! Não só atrapalham como também podem acabar afastando as pessoas da Igreja, criando nelas um total desinteresse pela adoração. Robson Marinho, em seu livro “A Arte e Pregar: Como Alcançar o Ouvinte Pós-Moderno”, da Editora Vida Nova, faz um rápido “catálogo” dos sermões que mais atrapalham o culto. Vejamos:
1 – SERMÃO ANESTÉSICO
É aquele que parece anestesia geral. É um verdadeiro “sonífero”. Faz os ouvintes dormirem ou até mesmo roncarem. Talvez porque aquilo que o pregador está pregando não é interessante. Talvez porque o pregador tem um tom de voz monótono ou arrastado. Talvez porque o pregador tem um linguajar pesado ou arcaico. Você já pregou um sermão desse tipo? Cuidado! Esse é um dos maiores indícios de que o seu sermão não está sendo relevante!
2 – SERMÃO INSÍPIDO
É aquele que não tem gosto de nada. As ideias são sem brilho, sem gosto, sem novidade. É como se fosse uma comida sem sal. Muitas vezes é um sermão que não tem o sabor de uma aplicação contemporânea, ou que não tem o gosto de uma boa ilustração. O pregador não tem o direito de pregar um sermão insípido, porque a Bíblia não é insípida!
3 – SERMÃO ÓBVIO
É aquele que diz o que todo mundo já sabe e está cansado de ouvir. Exemplo: “Roubar é pecado!” ou “Quem não se salvar vai se perder!”. Isto é um sermão óbvio! O pregador precisa policiar a sua própria abordagem para não estar dizendo aquilo que a congregação não precisa ouvir.
4 – SERMÃO INDISCRETO
É aquele que parece um noticiário policial, onde o pregador fala de coisas impróprias para o ambiente de Igreja. Certa vez um pregador pregou descrevendo o pecado de Davi com Bate-Seba com tantos detalhes que quase criou um clima erótico na congregação. O púlpito não é lugar para isso!
5 – SERMÃO-REPORTAGEM
É aquele que parece um Jornal Nacional, um Fantástico ou um Globo Repórter. O pregador trás as notícias de maior impacto da semana e o sermão só fica em cima disso. O pregador pode sim utilizar uma notícia de impacto para introduzir ou ilustrar seus sermões, mas jamais pode utilizar notícias de jornais, manchetes de revistas e reportagens de televisão como base do seu sermão. A Bíblia acima de tudo deve ser a essência do sermão.
6 – SERMÃO DE MARKETING
É aquele que parece uma peça de propaganda. É usado para promover e divulgar os projetos da Igreja ou as atividades dos ministérios. A Igreja precisa de marketing, mas o marketing deve ser feito preferencialmente no momento das comunicações ou nas reuniões administrativas, e nunca no momento do sermão. Atrapalha o culto e a pregação.
7 – SERMÃO-METRALHADORA
É aquele que é usado para metralhar, machucar ou ferir alguém ou algum grupo da congregação. O púlpito não é lugar para isso. Pelo contrário, as pessoas já passam a semana toda ferindo-se nas batalhas da vida e chegam ao culto no final de semana sedentas, famintas, carentes, em busca de alimento e de bálsamo para suas feridas.
Pois bem, se você deseja ser um instrumento nas mãos de Deus para chegar ao coração das pessoas, avalie os sermões que tem pregado atualmente. Os sermões mencionados acima são vazios de poder. Eles são uma “câmara de tortura” para os ouvintes. Pregue sem atrapalhar o culto!
(Autor: Pr. Billy Graham Rodrigues)

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